A Importância da Fonoaudiologia na Cirurgia Ortognática
- Livia Scelza
- 5 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
A cirurgia ortognática é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região da face.
Seu objetivo é a correção das desproporções maxilo-mandibulares, restabelecendo a função mastigatória e possibilitando mudanças das características miofuncionais orais que se encontram alteradas; além de um padrão facial mais próximo a media da população em geral.
A fonoaudiologia tem papel importante durante todo o processo, como destaco a seguir:
No planejamento (pré operatório) detectando alterações que possam ser agravadas pela cirurgia
Entendendo a técnica cirurgia aplicada para planejar o melhor pós operatório
Atuar no pós operatório imediato, aplicando técnicas para alívio de edema, parestesia e dor, além de relaxamento muscular e ajustes funcionais ao novo formato da estrutura óssea modificada.
Orientar e transferir, ao paciente, exercícios e técnicas que ele mesmo pode aplicar para seu maior conforto.
Acompanhar a evolução e aplicar técnicas que permitam rápida cicatrização, facilitação da abertura de boca, adaptações posturais e funcionais das estruturas do sistema estomatonatico à nova estrutura da face, proporcionando o mais rápido retorno a uma alimentação normal, sem dor ou desconforto.
A atuação fonaudiológica através da terapia miofuncional reestabelece as funções estomatognaticas, evitando assim recidivas e perda de resultados cirúrgicos.
A fonoaudióloga Helena Menegon Corder reuniu, num interessante artigo para o Portal da Educação, a posição de vários estudos que defendem a importância da aplicação fonoaudiologica na cirurgia ortognatica; que recomedo a leitura.
O artigo está no link abaixo:
댓글