
Entendendo a Laserterapia
A palavra LASER é uma sigla de "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation", ou seja, "Luz Amplificada por Emissão Estimulada de Radiação".
Quando a luz do laser incide sobre um tecido biológico, interações não térmicas modulam processos metabólicos benéficos ao ser humano, através de sua propriedade de fotobiomodulação.
A ação fotoquímica dos lasers é analgésica, anti-inflamatória e com alta capacidade de reparação tecidual.
Na FONOAUDIOLOGIA, a LASERTERAPIA ou FOTOBIOMODULAÇÃO de baixa potência é usada como recurso terapêutico junto com os demais tratamentos tradicionais em diversas áreas como:
-
pós operatórios de intervenções na face, como pós operatório de fissura labiopalatina
-
disfunções temporomandibulares
-
amamentação (fissuras e dores mamilares)
-
disfagia,
-
ronco,
-
paralisias faciais, potencialização do treino miofuncional
-
motricidade orofacial e outras patologias.
Como um recurso terapêutico, seguro, não invasivo, indolor, de fácil e rápida aplicação, sem efeitos colaterais; tem objetivo de promover aceleração nos processos de cicatrização, produzir efeito analgésico e anti-inflamatório, redução da dor, redução do edema atuando na drenagem linfática, modulação da inflamação, além de atuar na bioestimulação e reparo de células ósseas, de tecido mole e células nervosas em parestesias e nevralgias.
A LASERTERAPIA tem uma grande lista de benefícios aplicados à FONOAUDIOLOGIA:
-
É analgésico (redução de dor);
-
É anti-inflamatório;
-
É anti-edematoso (drenagem linfática);
-
Reduz edemas (inchaço);
-
Redução da hiperemia;
-
Menor tempo de cicatrização;
-
Aumento da circulação periférica
-
Estímulo à produção de colágeno e elastina
-
Aumento da síntese de ATP na célula
-
Aumento da absorção de nutrientes celulares
-
Ativação do metabolismo celular
-
Melhor performance na função muscular (ganho de força e redução da fadiga);
-
Regulação do metabolismo celular;
-
Estimulação da cicatrização de tecidos moles;
-
Combate de radicais livres;
-
Estimulação do sistema imunológico;
-
Prevenção de lesões musculares;
-
Nutrição e regeneração tecidual.
-
Diminuição no uso de analgésicos;
-
Redução no uso de antibióticos;
-
Redução no tempo de tratamento fonoaudiológico;
-
Acelera o retorno às atividades diárias e à rotina alimentar
Mas o laser também tem suas contraindicações. Ele não pode ser utilizado por pacientes com marcapasso, mulheres grávidas ou em casos de câncer e trombose venosa.
O maior cuidado ao utilizar o Laser, implica no uso de óculos de proteção pelo paciente e profissional. Fora isso, é um recurso com benefícios muito perceptíveis para médicos e pacientes.
A LASERTERAPIA, assim como a bandagem terapêutica e a eletroterapia necessitam de capacitação técnica específica e só devem ser usando em terapia por profissionais capacitados.




A LASERTERAPIA tem sido utilizado com sucesso no auxílio a uma boa amamentação; principalmente quando começam a surgir problemas nas mamas como Fissura e Dores Mamilares.
Sem contra indicações, sem efeitos colaterais e sem causar nenhuma dor ou desconforto, as aplicações de laser de baixa potência nos seios são um poderoso aliado na cicatrização de fissuras, alívio de dor, combate inflamações e permite retornar a frequência normal de mamadas de acordo com as necessidades do bebê.
Converse com sua CONSULTORA EM AMAMENTAÇÃO e descubra com a LASERTERAPIA pode auxiliar e trazer conforto no período de AMAMENTAÇÃO.

