top of page

Entendendo a Afasia

Afasia

A AFASIA é um distúrbio neurológico adquirido, caracterizado por uma perturbação da formulação e compreensão da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e não causada por dificuldade intelectual.

 

A principal causa da AFASIA é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro.   Deste modo, essa patologia provavelmente é a maior sequela ou limitação, do ponto de vista pessoal, social ou econômico, resultante de um dano cerebral.

 

A AFASIA não se manifesta apenas na linguagem oral. Pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes, as vogais; às vezes, as consoantes.

 

O diagnóstico é feito através da avaliação da capacidade de compreensão e expressão do paciente.   Entretanto, o FONOAUDIÓLOGO especializado na área de linguagem, deve tentar diferenciar afasias de problemas de comunicação que se originam de disartria grave ou da audição, visão ou capacidade motora de escrever prejudicadas.

 

Testes específicos ajudam a correta avaliação, como os testes de: fala espontânea, nomeação, repetição, compreensão e leitura e escrita.

​

O tratamento para a afasia é longo e deve ser o mais precoce e frequente possível.   Se possível, a estimulação deve ser iniciada à beira do leito, ainda com o paciente internado, logo após o diagnóstico do AVC.

 

Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o FONOAUDIÓLOGO especializado na área de linguagem irá construir pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central.  A plasticidade neuronal permite estabelecer novas ligações entre os neurônios.

 

No tratamento da afasia, a estimulação controlada, com exercícios que estimulem a linguagem oral e escrita, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.

 

Para isso é importante planejar com antecipação as sessões, levando em conta a idade do paciente, o grau de instrução e suas preferências pessoais, além do grau de perda verificado.

 

O tempo de duração de tratamento irá depender do prognóstico inicial realizado após uma avaliação.

 

Alguns pacientes afásicos recuperam-se em tempo relativamente curto enquanto outros podem levar mais tempo para recuperar-se totalmente.

 

Além do tratamento médico e fonoaudiológico, existe também a opção de combinação com acompanhamento com fisioterapeutas, terapia ocupacional e psicologia.

​

bottom of page